terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Violência Doméstica

Segundo a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), entende-se por violência doméstica um acto de natureza criminal, que inflija sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos, de modo directo ou indirecto, a qualquer pessoa que resida habitualmente no mesmo espaço doméstico ou que, não residindo, seja cônjuge ou ex-cônjuge, ou que seja ascendente ou descendente.
É um fenómeno bastante complexo e composto por diversos factores, sejam eles, "sociais, culturais, psicológicos, ideológicos, económicos, etc". (Costa, 2003)
Geralmente os agressores de violência doméstica apresentam problemas de ordem psicológica, social e/ou económica.
Destes episódios de violência decorrem graves consequências de difícil superação por parte da vítima, pois é afectada a nível psicológico, físico, social, dificultando a relação da vítima com os outros, a auto-estima e a confiança.
Enquanto alunas do curso de Educação Social, não podíamos deixar de referir o papel destes profissionais relativamente a um tema que afecta toda a sociedade, uma vez que a actuação destes visa a consciencialização para a problemática e uma actuação na perspectiva de prevenção e reabilitação.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Realmente a Violencia Doméstica, conjugal, o que quiserem lhe chamar, é um assunto que nao pode passar por despercebido por ninguém, principalmente ao Técnico Superior de Educação Social.
    O Educador Social tem uma papel fundamental nesta temática. Como técnico dotado de conhecimento e sabedoria acerca da temática e do respectivo código penal, tem a obrigação aquando contacto com a mesma de encaminhar a vitima para as respetivas instituições hospitalares e de apoio, ex. APAV.
    No entanto, o seu papel nao fica apenas por aqui.
    As suas linhas de intervenção passam também pela sensibilização nao só da sociedade mas tambem acompanhando o agressor, fazer com que ele tome consciencia do mal que faz/fez e mostrar-lhe que existe uma solução para além da violencia para resolver os problemas!!

    Estão de parabéns pelo blog, muita sensibilização e coerencia nos tópicos abordados!

    ResponderEliminar