Neste tipo de violência existe também um ciclo de reacção ou recuperação da vítima que integra três fases. Estas são:
1. Fase de Impacto: verifica-se logo após a violência, em que a vítima nega o ocorrido, mas mais tarde tende ou pode manifestar desejo de vingança, ou manifestar culpa.
2. Fase de Recuperação: nesta fase, a vítima começa a adaptar-se à sua realidade de vítima, e aceita que de facto o crime ocorreu, mas que deve prosseguir com a sua vida da melhor maneira possível.
3. Fase de Reorganização: nesta última fase, a vítima ultrapassou os sentimentos de culpa e vingança iniciais.
Em relação a este tema, queria mencionar que será importante divulgá-lo e que achei pertinente o facto de o grupo abordar esta temática. Hoje em dia são cada vez mais as pessoas que são vÍtimas e muitas vezes abafam a voz numa sociedade que se diz tão aberta e tão moderna. Se é moderna porque não assumir que o agressor errou e que tem que arrecadar com as culpas? Evoluir não passa só pelo facto de querermos mais e melhor sem contribuir para isso. Com isto concluo com uma frase chamativa do grupo "Não consinta... DENUNCIE!"
ResponderEliminarEste é um blogue bastante interessante e apesar de já ter algum conhecimento acerca do tema é pertinente a informação que aqui colocaram!
ResponderEliminarobrigada pela vossa iniciativa de sensibilização!
Gostei bastante do vosso blogue, acho que é sempre bom recordar as pessoas que não precisam de sofrer em silêncio e que tÊm vários sítios onde recorrer.
ResponderEliminarNós como futuras educadoras sociais pretendemos que esta realidade mude... Ninguém pertence a ninguém...